quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bolo de Natal

Nas minhas andanças pela net encontrei essa receita, que é muito semelhante a uma receita bem antiga, que minha avo fazia no Natal. Ela não gostava de Panetone, dizia que era seco então fazia esse bolo que fica umido e muito gostoso. Eu fiz algumas substituições ( nunca consigo seguir a receita) e adorei.


Ingredientes

4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
150g de manteiga
Raspas da casca de um limão
1 maçã ralada
2 colheres (chá) de essência de panetone ( eu substitui por um calice de vinho do porto)
1 1/2 xícara (chá) de leite quente
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de uvas passas escuras sem sementes ( eu prefiro as brancas)
1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1/2 xícara (chá) de cerejas picadas ( eu usei ameixas picadas)
1/2 xícara (chá) de damasco seco picado
1/2 xícara (chá) de figo seco picado

Modo de fazer

Bata as claras em neve e reserve.
Na batedeira bata as gemas com o açúcar, acrescente a manteiga e as raspas de limão até obter uma mistura bem cremosa.
Sem parar de bater acrescente a maçã ralada, a essência de panetone e o leite, coloque a farinha de trigo e retire da batedeira.
Coloque o fermento em pó e junte as claras batidas em neve.
Misture todas as frutas e polvilhe farinha de trigo, ( elas devem ficar bem envoltas na farinha). Isso evita que as frutas desçam para o fundo do bolo.
Junte as frutas na massa misturando delicadamente.
Coloque em formas tipo bolo inglês (10x20cm) untadas e enfarinhadas.
leve-as ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos.
Se preferir pode colocar diretamente em formas de papel manteiga ou ainda em formas de buraco no meio ( eu prefiro).

Nenhum comentário: